Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Acessos: 5561

 


1 - Redes Definidas por Software (Software Defined Networking - SDN) – é um paradigma emergente que desacopla as funções de controle e de encaminhamento de dados, permitindo que o controle de rede se torne diretamente programável e a infraestrutura subjacente seja abstraída para aplicativos e serviços de rede. O protocolo OpenFlow® é um elemento fundamental para a construção de soluções SDN.

2 - Redes Centradas em Informação (Information-Centric Network-ICN) – é outro paradigma emergente baseado na abordagem cliente-conteúdo, onde roteadores e aparelhos de usuários são capazes de armazenar conteúdo, reduzindo o consumo da largura de banda, carga no servidor e melhorando a Qualidade de Experiência (QoE) dos usuários finais.

3 - Tecnologias de Computação em Nuvem (Cloud Technologies) – A computação em nuvem permite o acesso remoto a pools compartilhados de recursos de sistema configuráveis e serviços de nível superior que podem ser provisionados rapidamente com um esforço de gerenciamento mínimo, muitas vezes pela Internet.

4 - Segurança da Informação - Esta linha aborda diversos aspectos relacionados à segurança e privacidade, resiliência e proteção de redes e de sistemas. Redes de computadores proveem a estrutura física de comunicação para aplicações e constituem uma das principais origens dos problemas abordados. Com o surgimento de redes programáveis e com a proliferação de dispositivos sem-fio, novos desafios precisam ser tratados. A linha de Segurança Cibernética contempla temas de pesquisa voltados a aspectos i) algorítmicos (ex: aprendizagem de máquina e otimização), ii) teóricos (ex: modelagem formal e verificação de políticas de segurança e de privacidade), e iii) práticos (ex: medições de ataques e defesas na Internet, segurança de infraestruturas críticas e IoT, privacy-preserving systems, etc.). Por ser uma área ampla, enfoque é dado a temas de pesquisa de alta relevância científica, em contraposição ao uso de tecnologias, ferramentas ou sistemas já estabelecidos.

5 - Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) - É uma rede de dispositivos físicos, veículos, eletrodomésticos e outros itens que possuem tecnolocia embarcada como eletrônicos, software, sensores, atuadores e conectividade de rede permitindo que sejam capazes de coletar e transmitir dados.

6 - Redes Sem-Fio - Têm ganhado o status de principal rede de acesso atualmente, pois permitem comunicação móvel e eliminam a necessidade dos incômodos cabos. Mais especificamente as redes em malha sem fio ou redes mesh (Wireless Mesh Networks - WMNs) são um tipo de rede sem fio derivadas das redes ad hoc, mas que possuem uma certa infraestrutura. São redes auto-configuráveis, que têm baixo custo de implantação e fácil manutenção. Por estas características as WMNs desempenham um importante papel entre as rede de acesso de próxima geração.

7 - Blockchain/Tecnologia de registro distribuídos (DLT - distributed ledger technology) - Funciona como um livro de registros, aberto e descentralizado, que permite a realização confiável e segura de qualquer transação entre duas ou mais pessoas, sem a necessidade de intermediários, através da Internet. Por ser uma tecnologia disruptiva, ela torna possível cortar custos, economizar tempo, melhorar a eficiência, aumentar a governança, além de gerar oportunidades de mercado, ou seja, revolucionar o cenário que conhecemos e estamos habituados.

8 - Sistemas de Suporte ao Conhecimento e Processos de Gestão - Esta linha de pesquisa tem por objetivo fornecer suporte à geração, disseminação e processos de Gestão do Conhecimento, aliando metodologias e ferramentas de Tecnologia da Informação nas áreas temáticas de: Inteligência Artificial, Processamento de Imagens e Sinais, Banco de Dados e Gerência de Dados Distribuídos, Engenharia e Qualidade de Software e Mobilidade.

9 - Empreendedorismo e Inovação na Geração de Novos Negócios - Esta linha de pesquisa tem como finalidade o estudo e discussão de técnicas e metodologias para inovação de produtos ou processos, que agregam novas tecnologias no suporte à geração de novos negócios ou modelos de negócio. Promove a lógica de empreendedorismo em startups, através de incubadoras e aceleradoras de negócios, bem como a intervenção social e aprendizagem dando suporte ao desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais à formação de líderes, empreendedores, agentes inovadores e criativos.

10 - Inovação na Educação: Uso de Tecnologias Digitais, Inclusão Digital e Acessibilidade, Cultura Hacker/Maker, Metodologias Ativas e Empreendedorismo em processos de ensino e aprendizagem.

11 - Gestão da Inovação e Novos Modelos de Negócios: desenvolvimento de startups e criação de novos modelos de negócios sustentáveis e escaláveis, processos de inovação e proteção intelectual.

12 - Comportamento Empreendedor e Carreira: desenvolvimento de características do comportamento humano voltado ao empreendedorismo, como empresário, intraempreendedor ou empreendedor social.

13 - Aprendizagem Inteligente - Uso de Inteligência Artificial, BigData e Computação Ubíqua para prover inovação em processos de ensino e aprendizagem.

14 - Inovação Tecnológica para a Saúde e Cidadania - Desenvolvimento de Sistemas Computacionais de qualidade, Móveis, Usáveis, Acessíveis, Vestíveis e Computação Ubíqua para tratamento e diagnóstico de doenças, e promoção do bem-estar e da comunicação orientada ao cidadão.

15 - Tecnologia para Inteligência de Negócios - Uso de Tecnologias Inovadoras para fomentar o desenvolvimento de startups e novos modelos de negócios.

16 - Sistemas de Suporte ao Conhecimento e Processos de Gestão - Esta linha de pesquisa tem por objetivo fornecer suporte à geração, disseminação e processos de Gestão do Conhecimento, aliando metodologias e ferramentas de Tecnologia da Informação nas áreas temáticas de: Inteligência Artificial, Processamento de Imagens e Sinais, Banco de Dados e Gerência de Dados Distribuídos, Engenharia e Qualidade de Software, Mobilidade e Infraestrutura.

Fim do conteúdo da página